Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 11 de junho de 2016

Portugal – UE dá 1 milhão de euros a projetos portugueses na área da ciência

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) irá receber 1.400.000 euros da Comissão Europeia para inovar em produtos biotecnológicos e no treino de jovens cientistas, através de quatro propostas vencedoras.

Os projetos financiados - FOIE GRAS, TREATMENT, METAFLUIDICS e REP-EAT - são consórcios internacionais de diversas entidades académicas, empresariais, hospitalares e associativas, com o CNC a apresentar-se como líder de projeto no caso do FOIE GRAS, facto raro no contexto português.

Os cientistas do CNC envolvidos, Paulo Oliveira, Milton Costa, Eugénia Carvalho, Carlos Palmeira, João Ramalho-Santos e John Jones, constituem um restrito grupo de sucesso, visto que estes projetos europeus apresentam reduzidas taxas de aprovação de 6% a 28%.

Para João Ramalho-Santos, Presidente do CNC, "aumentar a taxa de sucesso em projetos Europeus, e coordenar alguns deles, foi uma das apostas da atual Direção do CNC e estamos muito satisfeitos com o resultado. Resta agora estender este sucesso, para além do Metabolismo e da Biotecnologia, a outras áreas do CNC. Em Ciência os desafios nunca acabam."

Os projetos vencedores no âmbito do Horizonte 2020 enquadram-se nas competitivas tipologias de financiamento “European Training Networks” (ETN) ligada à área do metabolismo e “Research and Innovation Action” (RIA) associada à área da biotecnologia.

Sobre os projetos

O projeto FOIE GRAS beneficiará o CNC em 476.713 euros para treinar investigadores sobre a síndrome do fígado gordo não alcoólico, promovendo simultaneamente a transferência para a sociedade do conhecimento adquirido. A doença tem afetado um número crescente de indivíduos no mundo, contribuindo para aumentar o risco de diabetes, cirrose hepática e cancro.

O consórcio TREATMENT conta com a participação de Eugénia Carvalho e John Jones e apresenta um valor de 495.746 euros atribuído ao CNC para formar investigadores na avaliação de disfunções metabólicas observadas em alguns órgãos, nomeadamente no cérebro, músculo, fígado e tecido gordo, causadas pela toma prolongada de medicamentos na esquizofrenia, os quais poderão ter fortes impactos negativos na saúde e bem-estar dos doentes.

A iniciativa METAFLUIDICS financia o CNC em 407.590 euros com o objetivo de encontrar e estudar a funcionalidade de genes de enzimas com valor biotecnológico, bem como descobrir produtos metabólicos (por exemplo, antibióticos) a partir de bactérias que habitam ambientes de elevada temperatura (termófilos) ou de elevada salinidade (halófilos).

Já o projeto REP-EAT vai criar um programa de ensino e investigação doutoral no domínio interdisciplinar da alimentação, distúrbios alimentares e biologia da reprodução, capacitando jovens investigadores para um cruzamento holístico da investigação em saúde, com um orçamento atribuído ao CNC de 100.000 euros.

Os projetos vencedores no âmbito do Horizonte 2020 enquadram-se nas competitivas tipologias de financiamento “European Training Networks” (ETN) ligada à área do metabolismo e “Research and Innovation Action” (RIA) associada à área da biotecnologia. In “Boas Notícias” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário