Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 26 de junho de 2016

Suécia - Tem a primeira estrada eléctrica do mundo

Os impactos negativos para o meio ambiente e para as alterações climáticas causados pelo transporte de mercadorias terrestre estão mais do que analisados e comprovados.

Cientes desta realidade, a Siemens e a Scania desenvolveram um novo conceito de estrada, uma estrada eléctrica, onde se pretende que os camiões não consumam nada mais que electricidade.
























A estrada eléctrica situa-se perto da cidade de Gävle na Suécia e é fruto de uma parceria única que exemplifica o caminho para o transporte livre de combustíveis fóssies. A Siemens desenvolveu a tecnologia para electrificar a estrada e a Scania está a fornecer camiões equipados com um sistema de cabos eléctricos, preparados para circular nesta zona sem gastar qualquer combustível fóssil.

A estrutura eléctrica encontra-se num troço de 2 km da estrada E26 que continua a permitir a circulação comum de veículos normais.

Já os camiões desenvolvidos pela Scania permitem alternar o tipo de energia a que são movidos. Circulam normalmente com motor a diesel e ao chegar a este troço ligam os cabos que integram ao sistema eléctrico.
























É certo que o projecto é ainda incapaz de gerar resultados positivos no impacto ambiental, contudo, este é “um passo importante para o percurso na procura do transporte livre de combustíveis fósseis”, tal como referiu Claes Erixon, da Scannia, e é expectável que os custos de transporte de mercadorias diminuam cerca de 50% com este tipo de sistema. Inês Coelho – Portugal in “Sapo”

Sem comentários:

Enviar um comentário