Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Moçambique - Governo atrai investimento para elevar produção de peixe

Pescas, uma janela de oportunidades

O Governo está empenhado na atracção de mais investimento nacional e estrangeiro com vista a assegurar o aumento da produção e produtividade no sector pesqueiro.

Dados estatísticos oficiais referem que no ano passado o país registou uma produção pesqueira global na ordem de 287 mil toneladas, noventa por cento da qual é contribuição da pesca de pequena escala.

Com os actuais níveis de produção, o consumo per capita de peixe em Moçambique está fixado em 12kg, contra 18 a 20kgs recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

É neste contexto que o Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane, esclareceu que para contrariar este cenário o país tem concentrado esforços na atracção de investimentos para infra-estruturas, prática da aquacultura e piscultura, entre outras actividades.

“A aquacultura, é, hoje, em várias latitudes do mundo, uma alternativa comercial extremamente viável em vários países, com condições naturais idênticas às de Moçambique e tendo em conta a cada vez mais escassez das espécies nativas de pescado”, disse.

O governante enfatizou também que os portos pesqueiros são infra-estruturas económicas estratégicas, daí que o Estado reconhece a sua responsabilidade de os construir, reabilitar e equipar, com os seus próprios recursos.

“Mas o Governo também reconhece que pode fazê-lo em regime de parceria público-privada, envolvendo investimento e gestão privados. É disso exemplo a reabilitação do porto de pesca da Beira, cujo início das obras aconteceu recentemente.

Agostinho Mondlane, que falava em Maputo, apelou ao sector privado a apostar mais no sector das pescas para que Moçambique possa atingir os números recomendados pelas Nações Unidas, tirando partido do enorme potencial aquícola de que dispõe.

“Estamos confiantes de que o empresariado saberá explorar as janelas de investimento e negócios que o país oferece no sector pesqueiro”, afirmou.

O ministro incentivou na ocasião os empresários nacionais a, igualmente, focalizar a sua atenção na pesca de pequena escala e, assim, contribuírem para o aumento da quantidade e da qualidade do produto oferecido aos mercados doméstico e internacional. In “Jornal de Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário