Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Moçambique - A economia cresceu 3,7% no II Trimestre de 2016

O Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) apresentou no II Trimestre de 2016 um crescimento em termos homólogos de 3,7%, apontando para um crescimento médio no semestre de cerca de 4,4%.

A série com ajuste sazonal mostra uma estagnação da actividade económica do II trimestre, relativamente ao trimestre anterior.

O desempenho da actividade económica no segundo trimestre de 2016 é atribuído em primeiro lugar ao sector secundário que cresceu 9,4% (Gráfico 1.2), com maior destaque para o ramo da construção com uma variação de 13,6%. O sector terciário ocupa a segunda posição com um crescimento de 4,8% induzido pelos ramos dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 4,8%. Um crescimento também positivo de 3,9%, é registado no sector primário impulsionado pelo ramo da indústria de extracção mineira com uma variação de 10,6%.

No período em análise o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca, teve maior participação na economia com um peso no PIB de 26,6% (Gráfico 1.3), seguido dos ramos dos transportes armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, e informação e comunicações com uma contribuição conjunta de 12,3 %. O ramo do comércio e serviços de reparação ocupa o terceiro lugar com 10,7%, seguido do ramo da indústria transformadora, com um peso de 8,5%. Os ramos de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas e educação, apresentam um peso de 6,7% e 6,8%, respectivamente. Os restantes ramos de actividade tiveram em conjunto um peso de 28,4%.



Aceda aos dados pormenorizados aqui. Instituto Nacional de Estatística - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário