Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Internacional - Transporte marítimo de contentores crescerá até 3,8% ao ano

O transporte marítimo internacional de contentores deverá crescer entre 2,2% e 3,8% ao ano até 2020, de acordo com o The Boston Consultancy Group (BCG).

No mesmo horizonte, a frota mundial de navios porta-contentores deverá passar dos actuais 20,5 milhões para cerca de 24 milhões de TEU de capacidade, prevê a consultora.

Mas uma coisa são os volumes e outra, bem diferente, a rendibilidade do negócio. O que dependerá em grande parte do reequilíbrio entre oferta e procura de capacidade.

O BCG estima que tenham de ser retirados do mercado entre dois milhões e 3,3 milhões de TEU. O sector terá de acelerar o ritmo de desmantelamento de navios e resistir à tentação do crédito e à colocação de mais encomendas de novos navios, avisa.

Imprescindível será também por termo à guerra de preços que tem assolado a indústria nos últimos 15 anos. O BCG sublinha a propósito que “com o fim dos GRI [General Rate Increases] na UE, o risco de guerra de preços é maior”.

Num ambiente difícil, as companhias com mais probabilidades de sobreviver serão aquelas que consigam mais economias de escala (casos das gigantes Maersk Line, MSC ou CMA CGM) e também aqueloutras que apostem em nichos de mercado, casos da Wan Hai e da SITC.

As observações e avisos do BCG foram deixados na recente conferência Global Liner Shipping, em Singapura, pela sócia e directora-geral, Camille Egloff. In “Transporte & Negócios” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário