Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de outubro de 2016

China – Cooperação com os países de língua portuguesa

Macau - Começou nesta terça-feira, 11 de Outubro de 2016, a 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O tema da conferência de dois dias é "Rumo à Consolidação das Relações Econômicas e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa: Unir Esforços para a Cooperação, Construir em Conjunto a Plataforma, Partilhar os Benefícios do Desenvolvimento".

Primeiro ministro Li Keqiang
Em discurso na cerimónia de abertura, o primeiro ministro Li Keqiang afirmou que a China está disposta a construir laços económicos e comerciais mais substanciais e desenvolver uma parceria estável e boa de longo prazo com os países de língua portuguesa (PLPs).

Li disse que a China e os PLPs representam 17% da economia global e 22% da população do mundo e que seus interesses comuns e a procura de apoio mútuo estão crescendo.

Também anunciou 18 novas medidas para fortalecer cooperação na capacidade de produção, desenvolvimento, cultura e mar, incluindo fornecer assistência e empréstimos preferenciais num valor 4 mil milhões de yuans (cerca de US$ 600 milhões) para PLPs na Ásia e na África nos próximos três anos.

Estabelecido em 2003, o fórum é patrocinado pelo Ministério do Comércio da China, organizado pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau e tem a participação de sete nações lusófonas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Também discursaram na cerimónia de abertura representantes dos países participantes, entre eles quatro primeiro ministros e três ministros de diferentes indústrias.

Durante o fórum, os Planos de Ação para a Cooperação Económica e Comercial (2017-2019) serão assinados para definir as áreas e direções chave da cooperação económica e comercial entre a China e a PLPs. In “Xinhua” - China

Sem comentários:

Enviar um comentário