Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Macau – 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Na próxima semana terá lugar em Macau a 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa sob o tema “Rumo à Consolidação das Relações Económicas e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Unir esforços para a Cooperação, Construir em Conjunto uma Plataforma, partilhar os Benefícios do Desenvolvimento”.

O Fórum realizar-se-á, mais concretamente, nos dias 11 e 12 de Outubro de 2016 e promoverá o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste e dará apoio a Macau para um desenvolvimento de uma plataforma de serviços de cooperação comercial. Ausente deste grupo de países encontra-se São Tomé e Príncipe.

Durante os últimos treze anos, o Fórum tem alargado a cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, abrangendo áreas distintas como o comércio internacional, investimento directo, infraestruturas, energia, construção civil, sector financeiro, turismo, agricultura, formação, destacando-se neste âmbito a aprendizagem de mandarim e português, o conhecimento das diferentes culturas, o intercâmbio juvenil.

A República Popular da China que está a comemorar o seu 67º aniversário estará representada pelo seu Primeiro ministro Li Keqiang, manifestando a importância que a Conferência Ministerial tem para a relação fraterna entre o país e os países de língua portuguesa.

No decurso da Conferência Ministerial serão assinados diversos documentos, entre eles, o Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial (2017 – 2019) onde se encontram definidas as áreas essenciais e as linhas de desenvolvimento da cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), com os seus 30 km2 poderá num futuro próximo ter ainda um maior protagonismo no seio dos países de língua portuguesa, só dependerá da abertura que a República Popular da China considerar, certamente que o benefício seria maior para todas as partes. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário