Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Câmara Agrícola Lusófona – Missão em Cabo Verde

A Câmara Agrícola Lusófona (CAL) está a organizar uma Missão Empresarial a Cabo Verde, de 14 a 19 de Novembro de 2016, durante a qual visitará o maior certame comercial daquele país: a Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2016), cuja XXª edição decorrerá naqueles dias na capital de Cabo Verde, a Cidade da Praia – Ilha de Santiago. Esta iniciativa decorre no âmbito do Programa de Internacionalização do Setor do Agronegócio da CAL, a qual é comparticipada, parcialmente, pela União Europeia, através do Portugal 2020 e Compete 2020.

Cabo Verde apesar de ser um pequeno estado insular, situado na África Ocidental, está intrinsecamente ligado a Portugal e à Europa, com quem tem acordos de associação e de comércio excepcionais para um país não europeu. Por outro lado, aquele país também funciona, em termos sociais, económicos ou políticos como um território europeu, nomeadamente como Portugal, fonte do seu quadro legal e a sua principal base cultural. A sua estabilidade é uma referência em África.












A FIC é o maior evento empresarial / comercial realizado em Cabo Verde. É uma feira anual multi-sectorial, que congrega agentes de vários mercados e de diferentes sectores de actividade económica, num ambiente que facilita os contactos e a demonstração dos seus produtos e serviços, potencializando a realização de negócios. A sua dimensão internacional representa uma excelente plataforma de intercâmbio comercial para toda a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, com mais de 300 milhões de consumidores.

A presença portuguesa no mercado de Cabo Verde é muito relevante, mas ainda há espaço para crescer. Note-se que, em 2015, a parcela de Portugal, nas importações alimentares para consumo final, foi só de 38,5%, sendo os outros fornecedores principais a Holanda e Espanha. Ou seja, apesar da clara preferência pelos produtos portugueses, Portugal não possui 50% do mercado. Por outro lado, as importações alimentares cresceram 6,85% entre 2014 e 2015. Há, assim, oportunidades de crescimento para as empresas portuguesas.

A integração nesta missão empresarial é uma oportunidade única para potenciar a criação de parcerias comerciais e governamentais, com um país estável e propício ao desenvolvimento económico. Não perca esta excelente ocasião, proporcionada pela CAL – Câmara Agrícola Lusófona e a sua rede relacional no espaço da CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. Juntos vamos mais longe!

Aceda ao programa da Missão aqui. Câmara Agrícola Lusófona

Sem comentários:

Enviar um comentário