Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Macau - Genealogista Jorge Forjaz apresenta a segunda edição de “Famílias Macaenses”

Jorge Forjaz
A segunda edição de “Famílias Macaenses” será apresentada na próxima terça-feira, 29 de Novembro de 2016, no âmbito do Encontro das Comunidades Macaenses. Segundo o Albergue, o novo trabalho de Jorge Forjaz superou todas as expectativas

A sessão de lançamento da colecção “Famílias Macaenses – II Edição”, da autoria do historiador e genealogista Jorge Forjaz (Academia Portuguesa de História) vai ter lugar na próxima terça-feira, pelas 16:00, no Auditório da Universidade de Macau no campus da Ilha da Montanha, num evento integrado no Encontro das Comunidades Macaenses.

Patrocinada pela Fundação Macau, a obra conta com a edição do Albergue SCM, que está “consciente da importância” deste trabalho para a “preservação da memória macaense”. Nesse sentido, em 2011, por ocasião do 15º aniversário da publicação das “Famílias Macaenses”, o Albergue convidou Jorge Forjaz para vir a Macau partilhar uma reflexão sobre o seu trabalho e o impacto que teve na comunidade.

Depois da conferência, Carlos Marreiros, director do Albergue SCM, “desafiou Jorge Forjaz para uma nova etapa, ou seja, a revisão e actualização da 1ª edição das Famílias Macaenses”, projecto que agora se concretiza com uma nota muito positiva. “Após cinco árduos anos de trabalho, o resultado monumental está à vista, e ultrapassou largamente o que esperávamos do autor”, sublinha o Albergue, adiantando que se trata de “uma revisão geral da obra, actualizada em quase todos os capítulos e sub-capítulos, acrescentada com 80 novos capítulos, e ilustrada com mais de 3000 fotografias, numa edição em 5 volumes, mais um volume de índices, que incluirá todos os nomes citados”.

O Albergue recorda ainda que a primeira edição foi apresentada em 1996, durante o II Encontro das Comunidades Macaenses, numa cerimónia que decorreu no Centro de Actividades Turísticas de Macau e cujo lançamento contou com mais de mil participantes. O autor apresentou o resultado de cinco anos de trabalho, em que, pela primeira vez se reunia toda a família macaense dispersa inicialmente pela China, Japão, Tailândia, Singapura ou, mais tarde, Brasil, Canadá, EUA, Austrália e Portugal.

Frisando que a obra foi recebida de forma “extremamente positiva” pelas comunidades macaenses, o Albergue recupera um elucidativo comentário do professor Henry “Quito” Assumpção: “Por este trabalho, Forjaz ganhou elogios dos seus pares e a gratidão dos macaenses em todo o mundo. As gerações vindouras irão valorizar estes livros”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário