Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Macau - Negócios na Lusofonia com apoio reforçado

Lionel Leong
O Secretário Lionel Leong avançou ontem que o Governo pretende estabelecer rapidamente um regime de seguro de crédito à exportação. Numa segunda fase, será ponderado o lançamento de um plano de apoio financeiro para empresas chinesas ou locais que mantenham negócios com países lusófonos

Mês e meio após a visita do Primeiro-Ministro Li Keqiang e do lançamento de medidas de incentivo à economia, o Secretário para Economia e Finanças afirmou ontem que o Governo Central apoia o estabelecimento de um regime de seguro de crédito à exportação. Este tipo de mecanismo tem sido reivindicado por empresários locais com negócios ligados aos países de Língua Portuguesa.

À saída de uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa, que está a discutir o orçamento para 2017, Lionel Leong afiançou que a criação desse regime será concretizada “o mais brevemente possível”.

Após a implementação desses seguros à exportação, o Governo irá ainda “ponderar um plano de apoio financeiro, através do qual, se possa permitir, às empresas de Macau ou empresas da China Interior que participam em trocas comerciais com países de língua portuguesa, maximizar vantagens, à medida que integram as suas actividades em Macau”, disse o Secretário, citado numa nota oficial.

Salientando que considera importante a existência de uma seguradora no quadro deste regime de seguro de crédito à exportação, garantiu que já foram iniciados contactos com empresas e entidades. A expectativa do Governo é que o “feedback seja positivo” para que os trabalhos cheguem a bom porto em 2017.

Além deste projecto, Lionel Leong garantiu estar em curso uma revisão ao regime jurídico das sociedades de locação financeira. O governante espera que o quadro desta proposta da lei fique concluído no próximo ano.

Deste modo, têm sido encetados contactos a nível internacional com “grandes empresas, experientes em locação financeira, como forma de analisar o interesse em trazer investimento e de constituir em Macau uma indústria nesta área”. Por outro lado, foi criado um grupo de trabalho interdepartamental para debater com o sector o aperfeiçoamento do regime jurídico e promover a indústria.

Por outro lado, o sector já teve acesso a um guia de orientação para locação financeira para um melhor entendimento do processo de licenciamento, facilitando também posteriores ajustamentos com a revisão da lei. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário