Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Macau – Universidade de Macau vai abrir centros de formação de bilingues

A Universidade de Macau (UM) planeia abrir, na próxima Primavera, um Centro de Ensino e Formação de bilingues (Chinês-Português) para promover a “reforma dos programas de ensino de Português” e ainda “produzir mais profissionais bilingues”.

Segundo a UM, o Centro irá incluir métodos de ensino “inovadores” baseados nas características dos alunos de Macau e ainda desenvolver modelos pedagógicos e padrões de avaliação de “qualidade” para ir ao encontro dos alunos nativos de Língua Chinesa. “Com o apoio de uma forte equipa de docentes, o centro formulará planos de formação de médio e longo prazo com base na situação actual do território” e permitirá “melhorar o currículo da Língua Portuguesa para atrair mais estudantes”, referiu a instituição.

A equipa de docentes será disponibilizada pelo Departamento de Português que conta com “professores de renome universitário em países de língua portuguesa como Portugal e Brasil, educadores veteranos fluentes em Chinês e Português e académicos bem conhecidos, cujos interesses de investigação incluem a aprendizagem ou o ensino de Português como segunda língua”, relembrou a UM.

Por outro lado, serão lançadas acções de formação para professores de Língua Portuguesa das escolas primárias e secundárias da RAEM e das universidades da China Continental. Na componente de ensino propriamente dita, o Centro irá dispor de materiais didácticos “inovadores”, adaptados aos alunos locais, como complemento aos materiais já existentes.

“O Centro também pretende estabelecer um mecanismo de recompensa e monitorização para melhorar o actual programa que permite aos alunos estudar em países de Língua Portuguesa, para que os participantes no programa consigam resultados mais frutíferos”, salientou a UM. Serão ainda estabelecidas parcerias com organizações e empresas locais e estrangeiras, onde o Português é utilizado como ferramenta de trabalho, de modo a criar “mais oportunidades de estágio”.

A par disso, o Centro vai colaborar com o Fórum Macau através da oferta de cursos sobre a língua e cultura chinesas para alunos dos países de Língua Portuguesa, e ainda “providenciar suporte para cursos profissionais de ensino de Português” em áreas como o turismo, ciências médicas e gestão de negócios. Catarina Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário