Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Moçambique - Nova fábrica de moagem de trigo abre brevemente em Nacala

A oferta de farinha de trigo na zona norte do país pode registar melhorias nos próximos tempos com a entrada em funcionamento de uma nova unidade de moagem deste cereal na cidade portuária de Nacala, província de Nampula.

Pertencente à Merec Industries Mozambique, SA, o empreendimento tem capacidade para processar 250 toneladas de trigo por dia, num investimento orçado em 33 milhões de dólares-americanos, esperando-se que comece a laborar em breve.

Esta informação foi prestada ao ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela, que semana passada visitou a província de Nampula a fim de avaliar a implementação do Plano Quinquenal do Governo (PQG) e do Plano Económico e Social (PES) no seu pelouro.

O director-geral da Merec, Gilberto Cossa, disse que a fábrica irá gerar dezenas de postos de trabalho, a serem ocupados maioritariamente por moçambicanos.

“Esta unidade industrial entra em funcionamento muito brevemente. Já fizemos os testes e em duas ou três semanas arrancamos em pleno”, disse Gilberto Cossa.

“A Merec Industries Mozambique, SA irá privilegiar o abastecimento do mercado local, podendo exportar caso haja excedentes”, disse o gestor, que garantiu que o fornecimento de água e electricidade está acautelado em resultado de acordos assinados com a Electricidade de Moçambique e com o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG).

Referindo tratar-se de uma indústria que usa tecnologia de ponta, Cossa assegurou que, em termos de mão-de-obra, um grupo de nacionais está a ser treinado pela empresa fornecedora do equipamento de modo a garantir-se o funcionamento pleno da fábrica.

O director nacional da Indústria, Mateus Matusse, disse na ocasião que a nova unidade de farinação de trigo vai ao encontro da filosofia da Política de Estratégia Industrial (PEI).

“Parte dos objectivos da estratégia industrial tem a ver com o aumento da produtividade, significando que temos de aumentar a produção industrial”, disse Mateus Matusse, para quem com a entrada em funcionamento da nova unidade a capacidade do país de produção no ramo alimentar, sobretudo na farinação do trigo, vai aumentar.

Segundo Matusse, a nova unidade industrial, instalada numa zona especial, irá contribuir para o aumento do emprego e para a redução de importações de produtos, poupando-se divisas.

Sendo também um dos objectivos da Política de Estratégia Industrial promover ligações empresariais, “é esperança da Direcção Nacional de Indústria que esta nova unidade industrial jogue um papel nesse sentido”, defendeu Mateus Matusse. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário