Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Estados Unidos da América - Canções em português para praticarmos a pronúncia












Se fôssemos qualquer dia aos bares de Nashville, poderíamos ouvir um monte de bandas a tocar versões de Johnny Cash, Hank Williams ou Buddy Holly, entre muitos outros. O que de certeza não esperaríamos seria ouvir uma versão do cantor galego Andrés do Barro acompanhada por banjos e uqueleles. Porém, isto foi justamente o que aconteceu quando os estudantes da aula de PORT1103 na universidade de Vanderbilt decidiram formar a banda The Flat Tyres (Os Pneus Murchos) e tocar na festa de fim de curso do departamento de Português. The Flat Tyres conheceram-se há um semestre quando decidiram ter aulas de português e escolheram o nome da banda quando o carro em que voltavam de um ensaio teve que parar no meio da estrada por causa de um pneu murcho. A banda é formada por Elvira Aballí (flauta e voz), Caroline Beard (voz e arranjos), Brianne Berry (percussão), Marisa Welsh (uquelele e voz), Rasul Dent (baixo), Braden Goveia (voz e letrista), Julia Grabowsky (banjo e harmónica), Marisa Welsh (uquelele e voz) e So Eun Ahn (manager e diretora artística).

Quando Benjamin Legg — um dos coordenadores do departamento de Português na universidade de Vanderbilt — me propôs organizar alguma atividade para festejarmos o final das aulas, decidi falar com estes estudantes e perguntar-lhes se gostariam de tocar alguma canção de qualquer artista lusófono que eles escolhessem. “Para nós foi um bocado esquisito dado que nunca tínhamos cantado em português” diz o Rasul, baixista da banda e apaixonado pelas línguas e culturas lusófonas. Apesar disso, e graças ao curso de português que tiraram na universidade de Vanderbilt, logo perderam a vergonha já que, tal como disse a Marisa Welsh, “uma das caraterísticas mais interessantes da aula PORT1103 foi o uso de canções em português para praticarmos a pronúncia cantando”. Foi de entre essas canções que escolheram a que tocaram na festa de fim de curso. A decisão foi unânime: “Tenho saudade” do cantor galego Andrés do Barro.

Depois de terem escolhido a canção, o seguinte passo foi escolher como queriam arranjá-la. Para fazerem isso, a Caroline ouviu diferentes versões da canção que há no youtube — a do próprio Andrés, a de Ugia Pedreira, a de Maria do Céu, e outras. Contudo, a genialidade de Caroline fez com que, finalmente, não tocassem nenhuma destas e que escolhessem uma forma completamente diferente de fazê-lo. No primeiro ensaio, Caroline propôs ao resto dos membros da banda que fizessem uma versão usando os instrumentos tradicionais que eles tocavam e que fosse um bocado mais country. Esta ideia ficou maravilhosamente representada com o banjo da Julia. Junto a isto, a Elvira disse que queria dar-lhe também um ar cubano e propôs fazer uma introdução com a flauta, enquanto a Marisa propôs misturá-lo com ritmos típicos havaianos fazendo o acompanhamento principal com o uquelele. Nesse ponto, só restava decidirem que tipo de percussão iam adicionar. Para isto, a Brianne propôs fazer uns ritmos de samba em uma pandeireta galega. Finalmente, o Rasul propôs fazer também um solo de baixo na metade da canção e o Braden ajudou a fazer umas harmonias vocais maravilhosas.

O resultado foi espetacular e logo deu os seus frutos para a jovem banda de Nashville: graças ao grande sucesso que tiveram na festa de fim de curso, The Flat Tyres foram contratados por uma agência artística do Brasil para fazerem uma tournée por todo o país, e a So Eun está agora mesmo a discutir as condições do contrato com eles. Um dos concertos mais interessantes que vão fazer como parte desta tournée será o que tocarão no Rio de Janeiro no dia 15 de junho, onde também cantarão o popular êxito do galego Andrés do Barro. O que começou simplesmente como uma atividade na faculdade virou numa oportunidade sem precedentes nas vidas destes rapazes.

Para terminar, queria dizer que tudo o que contei até agora seria mesmo incrível se não fosse porque é mentira — ou parcialmente mentira. Nem existe a banda como tal, nem vão fazer uma tournée, nem vão tocar no Rio de Janeiro. Contudo, é verdade que tocaram na festa de fim de curso do departamento de Português da universidade de Vanderbilt — tendo ensaiado apenas meia hora o dia anterior — e que a canção que decidiram tocar foi “Tenho saudade” de Andrés do Barro. Mesmo assim, espero ter-vos feito sonhar com as possibilidades da cultura galega no infinito mundo lusófono. Se calhar, ainda não enche estádios pelo mundo adiante, mas decerto que as possibilidades são infinitas. Se não o consegui, peço imensa desculpa, não me odeiem muito e desfrutem do vídeo que gravamos desta versão country de "Tenho saudade" na universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee. David Vila – Galiza in “Portal Galego da Língua”




David Vila Die(é)guez(s) nasceu no seio de uma familia galega Euskal Herriko txiki batetan. É estudante de doutoramento na Universidade de Vanderbilt (EUA), onde está a estudar a influência da cultura punk na construção de identidades políticas modernas nos Estados espanhol e português. Reivindica a diáspora e o não-lugar como espaços de liberdade identitária. É músico e gosta de tocar a guitarra polos bares de Nashville os fins-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário