Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Japão - Pretende que os locais do passado cristão sejam incluídos na lista do Património Mundial

O Governo japonês vai solicitar à Unesco a inclusão na lista do Património da Humanidade de um conjunto de 12 lugares do passado cristão do país, ligado aos portugueses.

Seleccionados pela sua importância cultural, os 12 sítios que o Japão pretende classificar localizam-se em Nagasaki e Kumamoto (sudoeste), berço do cristianismo no país. Entre os monumentos destacam-se a igreja de Oura - a mais antiga do país e considerada um tesouro nacional - e a povoação de Sakitsu, que acolheu inúmeros “kakure kirishitan” ou “cristãos ocultos/escondidos” durante a perseguição anticristã no Japão no século XVII.

A história dos “kakure kirishitan” tem uma importância cultural “única”, destacou o Governo que, além desses dois lugares, também vai propor a classificação de algumas ilhas das prefeituras de Kagoshima e Okinawa (sul) pela sua rica biodiversidade. O pedido será enviado ainda este mês, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, país que conta com 20 bens – 16 culturais e quatro naturais – reconhecidos pela Unesco até à data. Após uma avaliação no terreno, a Unesco irá decidir se os lugares propostos merecem ou não ser distinguidos como Património da Humanidade em 2018.

Aquele período da história é recuperado em “Silence”, o mais recente filme de Martin Scorsese, que, na semana passada, manifestou em Tóquio a sua admiração pelos “kakure kirishitan”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário