Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Portugal – Investigadores desenvolvem novo método de detecção de açúcar em plantas

As plantas usam sinalizadores para poderem comunicar entre diferentes partes do organismo, por vezes através de moléculas que são o resultado da degradação de outras – a que se chamam metabolitos. O açúcar trehalose-6-fosfato (T6P) é um desses compostos, que as plantas usam para controlo o crescimento quando detectam uma crise de falta de água ou nutrientes. Para os investigadores de ciências de plantas, seria importante estudar de que forma este sinalizador funciona e em que células actua, mas a sua quantidade é muito baixa para os métodos de detecção que se usam actualmente em laboratório.

As equipas dos investigadores Carla António e Pedro Fevereiro do ITQB Nova, em parceira com a Rede Nacional de Espectrometria de Massa (RNEM), conseguiram desenvolver uma nova metodologia baseada em cromatografia líquida e espectrometria de massa que permite separar o açúcar T6P dos restantes componentes da matriz complexa da planta e medir com rigor quantidades muito baixas desta molécula. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Chromatography A.

100% nacional

“Este trabalho representa um avanço significativo no campo das ciências da separação, e aumenta a gama de metodologias analíticas sensíveis para medir T6P, um metabolito de sinalização de stress muito importante nas plantas”, conta Carla António, do ITQB Nova, a investigadora responsável pelo estudo. “Este trabalho é 100% feito em Portugal, o que nos enche de orgulho, e só possível pela atitude colaborativa da RNEM que nos permitiu aceder ao equipamento necessário para atingir estes resultados”.


O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Oeiras, é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente. Carlos Caldeira – Portugal in “Agricultura e Mar Actual”

Sem comentários:

Enviar um comentário