Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Portugal – Primeira moeda remonta ao reinado do fundador

O “dinheiro” foi a primeira moeda cunhada no reino de Portugal, nos primeiros anos depois da independência em 1143. Esta é uma das relíquias guardadas no Museu da Casa da Moeda, que desde o início do ano passou a ter um acervo digital onde se pode ler a história desta e de muitas outras moedas e medalhas, não só portuguesas mas também estrangeiras.



“O dinheiro foi a primeira moeda a ser cunhada no reino de Portugal, tendo sido batido em bolhão, uma liga metálica à base de cobre e prata, provavelmente em Braga ou Coimbra. Esta moeda não ostenta ainda os símbolos nacionais frequentes na posterior amoedação portuguesa, mas mostra já a simbologia que denota as origens cristãs da monarquia”, revela o museu. “O dinheiro traz no anverso a representação do pentagrama, com ponto ao centro, e, no reverso, a representação da cruz cantonada por dois carateres. Pela primeira vez se encontra numa moeda a referência ao nome de D. Afonso I e à sua condição de rei dos Portugueses. Ainda que cunhada num suporte baixo, esta moeda serviu como um importante instrumento no processo de afirmação do poder e prestígio da monarquia portuguesa, interessada em criar fontes de legitimidade para o reforço da ideia de soberania nacional, no quadro político da Cristandade europeia.”

Entre as moedas dos primórdios da nação, seguir-se-ia o morabitino, a primeira moeda de ouro cunhada em Portugal.

Ao todo, o acervo do Museu Casa da Moeda conta com 9500 medalhas e mais de 35 500 moedas. Foi fundado em 1777, quando o então primeiro-ministro Marquês de Pombal ordenou que se guardassem todo o tipo de moedas e medalhas portuguesas e internacionais. Marta Reis – Portugal in "Jornal I"

Sem comentários:

Enviar um comentário