Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Macau - Duas escolas oficiais com turmas bilingues

No próximo ano lectivo a DSEJ vai criar turmas bilingues, em Chinês e Português, em duas escolas oficiais, com o objectivo de formar “talentos” aptos a comunicar nos dois idiomas. Está planeada a criação “de uma ou duas turmas bilingues” no primeiro ano da primária e do secundário geral na Escola Oficial Zheng Guanying e outra no ensino primário da Escola Luso-Chinesa da Flora

A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) vai criar pela primeira vez turmas bilingues, em Chinês e Português, na Escola Oficial Zheng Guanying e na Escola Primária Luso-Chinesa da Flora, dois estabelecimentos de ensino oficiais do território, já no próximo ano lectivo.

A medida tem como objectivo formar “talentos bilingues excelentes” em linha com as estratégias do Executivo. “Desta forma, os alunos finalistas do ensino secundário complementar destas turmas terão melhores condições para o prosseguimento dos seus estudos em cursos do ensino superior local ou no exterior, relacionados com as línguas chinesas e portuguesa”, sublinhou a DSEJ.

O Governo refere inclusivamente várias áreas que beneficiam de uma formação anterior desta natureza como o direito, tradução e interpretação, assuntos de relações externas, administração pública ou comércio.

De acordo com a DSEJ, está planeada a criação “de uma ou duas turmas bilingues, em Chinês e Português, respectivamente, no primeiro ano do ensino primário e do ensino secundário geral da Escola Oficial Zheng Guanying e no primeiro ano do ensino primário da Escola Primária Luso-Chinesa da Flora”.

A constituição de novas turmas será estendida “anual e progressivamente, até ao terceiro ano do ensino secundário complementar para formar nos alunos graduados no ensino secundário complementar, uma capacidade de nível médio ou superior, em Língua Portuguesa, entre os seis níveis dos exames CAPLE”, ou seja, do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira.

A DSEJ acredita que as turmas bilingues “poderão quebrar a metodologia de ensino tradicional, adoptando uma concepção curricular e pedagógica flexíveis, com línguas veiculares de Mandarim e Português, com recursos lectivos suficientes e introduzindo um corpo docente de excelência, a fim de fornecer um ensino de qualidade”.

Além disso, as escolas vão disponibilizar “currículos e medidas complementares especiais para os alunos principiantes de português e inscritos nas turmas bilingues do primeiro ano do ensino secundário geral, fundando neles as bases da Língua Portuguesa”. As inscrições começam no dia 1 de Março. In “Jornal Tribuna de Macau” – Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário