Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

UCCLA – Exposição “Conexões Afro-Ibero-Americanas”



O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar a exposição “Conexões Afro-Ibero-Americanas”, no dia 21 de fevereiro de 2017, às 19 horas, na sede da UCCLA. Trata-se de uma iniciativa da UCCLA e do Coletivo Multimédia Perve, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Da exposição fazem parte obras de importantes autores africanos (cerca de uma dezena de artistas, envolvendo países como: Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe) da Península Ibérica (próximo de duas dezenas de autores de Portugal e Espanha), e do continente americano (cerca de dezena e meia de autores, provenientes do Brasil, do Chile, da Argentina e de Cuba) que, em alguns períodos das suas carreiras interagiram, influenciando e sendo influenciados por elementos de algumas dessas geografias. Dos muitos e prestigiados autores contemporâneos, destacam-se: Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny; Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Malangatana, Wilfredo Lam, Marcelo Grassmann, entre tantos outros.
 
Foi selecionado o Coletivo Multimédia Perve, como produtor e responsável pela Curadoria, por ser uma associação de arte e cultura, sem fins lucrativos, experiente e simultaneamente depositária de um património artístico significativo e valioso das artes plásticas contemporâneas (entre os quais se destaca o da Casa da Liberdade Mário Cesariny).

O programa artístico desta exposição, da responsabilidade do curador Cabral Nunes, está organizado em três núcleos: “Autoritarismo, Ditames e Resistência” envolve o período do Estado Novo à extinção da União Soviética; “O Dealbar das Democracias” envolve as obras influenciadas pelo período revolucionário e de construção dos sistemas democráticos; a terminar estão as obras do núcleo “Presente-Futuro”, produzidas sob os condicionalismos da atual globalização. UCCLA

A exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de abril, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Morada:
Avenida da Índia, n.º 110 - entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches - Lisboa

Como chegar:
Autocarros e Elétrico (Rua da Junqueira): 15E, 18E, 714, 727, 728, 729 e 751
Comboio: Estação de Belém
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Telefone: +351 218 172 950

Sem comentários:

Enviar um comentário