Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 28 de março de 2017

Moçambique – Inauguração da Central Hidroeléctrica de Mavuzi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu, ontem segunda-feira, 27 de Março de 2017, no distrito de Sussundenga, em Manica, a cerimónia da reabilitação da Central Hidroeléctrica de Mavuzi.

A Central, em paralelo com a de Chicamba, fornece energia ao Centro do país, nas cidades da Beira, Dondo, em Sofala, Chimoio e Manica, na província do mesmo nome, e Mutare, no vizinho Zimbabwe, em complemento à corrente adquirida pela Electricidade de Moçambique, junto à Barragem de Cahora-Bassa.

A mesma foi construída na década 50, século passado, e até ao início da reabilitação, o seu estado caracterizava-se pela antiguidade das infra-estruturas que suportaram a falta de manutenção e os danos causados pela guerra civil.

A reabilitação da central de Mavuzi consistiu no melhoramento e modernização dos equipamentos elevando para 42 megawatts, a capacidade instalada contra a metade que vinha sendo a produção, nos últimos anos.

As obras consistiram ainda na intervenção das componentes construção civil e mecânica, na substituição dos equipamentos em estado avançado de desgaste, em modernos, para garantir a eficácia e segurança das mesmas.

A reabilitação vai habilitar a central a responder o crescimento das necessidades eléctricas no país, a uma melhor segurança no fornecimento e crescimento da capacidade de produção e economizar a compra a custo elevado na rede da África Austral e em caso da indisponibilidade da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa em assegurar o fornecimento da região Centro.

A empreitada durou dois anos e foi adjudicada a um consórcio constituído por grupos franceses e noruegueses.

Foram aplicados para esta central e a do Chicamba, ainda em reabilitação, mais de 122 milhões de dólares norte americanos, o equivalente a 8 mil e quinhentos e quarenta milhões de meticais.

Filipe Nyusi, inaugurou também o Centro de Ensino à Distancia, na cidade de Chimoio.

Em Manica, o Chefe de Estado, escala hoje, o distrito de Barué, para dirigir as cerimónias da celebração da Revolta de Barué, acto antecedido pela inauguração do Monumento Makombe.

Na deslocação a Manica, Filipe Nyusi, faz-se acompanhar por membros do governo e outros quadros, a diversos níveis. In “Rádio Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário