Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Galiza – Eficiência na combinação das energias eólica e das ondas

Uma tese do Campus Terra mostra que estes parques mistos no mar são os mais eficazes

O uso e aproveitamento conjunto de duas energias renováveis como o são a eólica e a energia das ondas reduz para metade os custos de produção, de acordo com a conclusão da engenheira luguesa formada no Campus Terra da USC Sharay Astariz na tese de doutoramento intitulada "Combined wave and wind energy: Synergie and Implementation", uma pesquisa conduzida pelos professores Gregorio Iglesias e Rodrigo Carvalho que vêm defendendo na Escola Politécnica Superior de Lugo.

A pesquisa desenvolvida por Sharay Astariz ao abrigo do programa de doutoramento da USC "Energias renováveis e Sustentabilidade Energética” revela-se como um estudo que reforça o potencial das energias renováveis , em especial as energias marinhas como o são a produzida pelas ondas e a energia eólica offshore. A energia marinha é uma das alternativas mais promissoras para o uso dos combustíveis fósseis, devido, pelo menos em parte, à grande quantidade de recursos disponíveis.

As dificuldades que depara o aproveitamento deste tipo de energia e o elevado custo que este processo implica, devido, em parte, às duras condições do meio marinho e ao elevado custo de produção, em parte devido ao incipiente desenvolvimento da tecnologia que é necessária, são fatores que estão a questionar o aproveitamento dessas fontes de energia.

Frente a esta realidade e por razões de fomentar a competitividade dessas energias e o seu desenvolvimento, a pesquisadora luguesa propõe como alternativa o aproveitamento conjunto destas energias, pois, esta combinação depara com uma utilização mais racional do recurso disponível e melhora a sustentabilidade. Por um lado, diz Sharay Astariz, a combinação destes sistemas oferece a possibilidade de reduzir os custos da energia tendo em conta as sinergias tecnológicas que ocorrem entre as renováveis.

A pesquisa de doutoramento que Sharay Astariz está a presentar na Escola Politécnica Superior do Campus Terra da USC analisa, de um modo pormenorizado, através de simulação numérica, os benefícios que podem advir do uso de parques combinados de energia eólica e das ondas. Os resultados das pesquisas realizadas neste sentido são expressas em termos económicos, a fim de quantificar o impacto que têm estas sinergias no custo da energia.

Os resultados obtidos permitem afirmar que o custo de produção da energia poderia ser reduzido pela metade através do uso de parques combinados, em relação ao custo registado independentemente em parques eólicos e de ondas. Estes custos mais reduzidos dos processos de obtenção e produção coloca as energias marinhas em valores muito mais próximos das outras energias renováveis muito mais consolidadas, o que confirma as múltiplas possibilidades e a viabilidade económica do aproveitamento conjunto destas renováveis.

O professor titular do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade da Corunha, Luis Carral Couce, presidiu ao júri encarregado de avaliar a tese de doutoramento apresentada por Sharay Astariz Núñez. O pesquisador do Instituto Geológico do Reino Unido Andrés Payo Garcia e professora do Departamento de Engenharia Agro-florestal da USC Montserrat Valcárcel, que atuou como secretária, completaram o elenco de membros. In “GCiência” - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário