Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 13 de maio de 2017

Brasil - 5ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI)

5ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI) reflete sobre os impactos da tropicália na literatura. Arnaldo Antunes, Chacal, Ferréz e Juçara Marçal são alguns dos nomes presentes no evento

Entre os dias 25 e 27 de maio acontece na cidade de Iguape, região sul do Estado de São Paulo, a 5ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI). Desta vez, o evento discute e reflete sobre a influência da Tropicália, movimento que sacudiu o país e revolucionou a cultura no final nos anos 1960, na cultura brasileira – em especial na literatura. O festival é uma realização das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e organizado pela Prefeitura Municipal de Iguape.

Durante três dias, o FLI terá shows, sarau e mesas-redondas com a presença de artistas como como Arnaldo Antunes, Chacal, Ferréz, Carlos Calado, Paulo Lins, Ninho Moraes, Juçara Marçal, Santiago Nazarian, Camilo Vannuchi, Carla Gullo e Marco Pezão, que promoverão reflexões sobre o impacto da tropicália na literatura brasileira. Além disso, a população também poderá participar da feira de troca de livros. Os eventos são gratuitos e acontecem na Praça da Basílica e em três escolas da rede pública municipal de ensino.

Como aquecimento para o Festival, entre os dias 16 e 20 de maio, serão realizadas sessões comentadas do filme “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”, com o diretor Ninho Moraes, nos municípios de Eldorado, Itariri, Cananeia e Ilha Comprida, além da itinerância por cinco escolas da rede pública de ensino de Iguape e região. Os estudantes também participam do bate-papo “A aventura da Tropicália”, com Camilo Vannuchi e Carla Gullo. Os autores do livro “Jovem Guarda e Tropicália” (Ed. Moderna), propõem uma divertida e musical viagem aos anos 60 e 70, com histórias de Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Música e dança

No dia 25, a Companhia Viela de Danças Urbanas apresenta o espetáculo “Toda raiz tem um pouco de senzala”, discutindo a figura do opressor em um espaço de oprimidos. No sábado, 27, às 12h00, ocorre o show “A Arte de Compor”, do iguapense Netto Pio. À noite é a vez da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira” com o espetáculo “Etc. & Tal”, show que faz referência ao hino de Caetano Veloso, “Da Maior Importância”, gravado por Gal Costa em 1973. O grupo foi indicado ao “Prêmio Bravo! 2016” de Melhor Show e banda revelação do “Prêmio Multishow 2016”. Todos os espetáculos serão na Tenda da Praça da Basílica, no centro histórico da cidade.

Pode aceder ao programa aqui. Oficinas Culturais do Estado de São Paulo - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário