Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de julho de 2017

Macau - 5ª Expo Internacional de Turismo


A 5ª Expo Internacional de Turismo de Macau terminou no domingo, mas um dos grandes destaques da iniciativa residiu no programa de sexta-feira, que arrancou com um seminário e bolsa de contactos de turismo China-Portugal. Esta iniciativa visou promover o intercâmbio e cooperação, além de desenvolver as vantagens da RAEM enquanto plataforma entre a China e Portugal, “injectando um novo dinamismo na cooperação turística entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, segundo sublinha a Direcção dos Serviços de Turismo (DST).

Cerca de 120 operadores oriundos de Portugal, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia, Indonésia, Índia, bem como do Interior da China, Hong Kong e Taiwan participaram no evento.

Na ocasião, Maria Helena de Senna Fernandes recordou que serão lançados em breve novos voos entre a China e Portugal e expressou a esperança de continuar a assistir ao aparecimento de novas rotas aéreas e à criação de diferentes produtos turísticos de “viagens multidestinos”, partilhando as fontes de visitantes.

Segundo a Rádio Macau, a directora da DST falou também sobre a ponte aérea entre Portugal e a China, antecipando que permitirá a vinda de mais turistas portugueses ou que partam de Lisboa, sublinhando a cooperação “muito próxima” com Portugal e os países lusófonos. Maria Helena Senna Fernandes defendeu ainda que a Ponte que ligará Hong Kong, Macau e Zhuhai vai beneficiar o turismo da RAEM, podendo mesmo figurar como “atracção turística”.

Por outro lado, Maria Helena Senna Fernandes adiantou que a 6ª edição Expo Internacional de Turismo, em 2018, terá lugar em Abril, principalmente a pedido das agências de turismo que acreditam que, dessa forma, conseguem atrair clientes para os pacotes de Verão.

A 5ª Expo Internacional de Turismo de Macau contou com o apoio da CNTA, a organização da DST e a coordenação da Associação das Agências de Viagens de Macau, num total de 303 empresas e entidades de turismo, oriundas de 45 países e regiões.

Durante a cerimónia de abertura, a directora dos Serviços de Turismo referiu que a Expo celebrou a sua quinta edição “num período de ouro para a promoção dos novos desenvolvimentos de Macau, com o evento a reflectir novas oportunidades trazidas pela nova fase” de progresso da indústria turística.

Maria Helena de Senna Fernandes sublinhou também a necessidade de fazer um “balanço da experiência acumulada, agarrar as oportunidades e entrar na grande era de ‘Uma Faixa, Uma Rota, empenhados nos princípios de discussão alargada, construção e partilha conjunta dos benefícios”.

Quase 500 expositores

A área de exposição do evento foi alargada este ano para 10000 metros quadrados, englobando 473 expositores, num total de 303 empresas e entidades de turismo oriundas de 45 países e regiões da Ásia, Europa, América, África e Oceânia, entre eles 19 países abrangidos pela iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e 20 autoridades de Províncias e cidades chinesas.

O espaço dividiu-se em seis zonas de exposição cada uma com os seus projectos em destaque: a primeira promovia recursos turísticos das Províncias da China ao longo da Rota da Seda Marítima, a segunda mostrava o planeamento da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau e lá se realizou um seminário de divulgação temática.

Além de uma feira de produtos turísticos e do seminário que uniu Portugal e a China, houve uma zona dedicada a “exibir e promover os recursos e produtos turísticos locais e outra subordinada às indústrias culturais e criativas ‘vintage’, exibindo estabelecimentos comerciais, produtos culturais e criativos de Macau e prometendo “através da história oral, aprofundar os conhecimentos do público sobre a cidade”.

Neste âmbito, a DST também instalou um expositor para divulgar o Centro Histórico de Macau a par dos eventos e festividades, além da diversidade da oferta de produtos turísticos da cidade. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário