Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Macau – Reforço da língua portuguesa

“Pequim lançou uma estratégia em torno de Macau e do português, o que veio aumentar o interesse na sua aprendizagem em mais de 30 universidades do continente e, se juntarmos a isto, o apoio do governo da RAEM e das autoridades lusas, é caso para dizer que as perspectivas para a divulgação da Língua Portuguesa nesta zona do globo não poderiam ser melhores”

O Congresso dos Lusitanistas, que decorreu, esta semana, em Macau, foi um êxito ao reunir, pela primeira vez, na Ásia, especialistas da Língua Portuguesa de todo o Mundo. A escolha de Macau parece óbvia face à importância, cada vez maior, do português no território e no continente e, também, pela aposta que o governo central tem feito na promoção da nossa língua.

O português deixou de ser, apenas, uma língua utilitária para se transformar, nestas paragens, numa língua comercial, a par do inglês, devido ao incremento das relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Pequim lançou uma estratégia em torno de Macau e do português, o que veio aumentar o interesse na sua aprendizagem em mais de 30 universidades do continente e, se juntarmos a isto, o apoio do governo da RAEM e das autoridades lusas, é caso para dizer que as perspectivas para a divulgação da Língua Portuguesa nesta zona do globo não poderiam ser melhores.

Neste sentido, a inauguração das viagens aéreas entre Pequim e Lisboa irá contribuir para um maior estreitamento das relações entre os dois países e um crescente interesse por ambas as línguas. Há muito que não havia a ligação quase directa entre o território e a capital portuguesa, desde o fim dos voos da TAP.

Como estas viagens são da companhia Capital Airlines e têm um período experimental, o factor decisivo passa pelo número de passageiros o que, até ao momento, tem sido muito satisfatório - as quatro primeiras ligações estão praticamente esgotadas...

Com Portugal na moda, o país em recuperação económica, é natural que aumente o interesse dos turistas chineses contribuindo para solidificar estes voos da Capital Airlines. Jorge Silva – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário