Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de julho de 2017

Portugal - Figueira de Castelo Rodrigo abre Plataforma de Ciência Aberta

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou uma Plataforma de Ciência Aberta, na aldeia de Barca d´Alva, para levar a ciência aos mais jovens

Barca d’Alva foi o local escolhido para instalar a Plataforma de Ciência Aberta, um projeto estruturante não só para o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mas também para o distrito da Guarda, onde está inserido.

O projeto foi apelidado de observatório de astronomia e tem como objetivo promover o gosto pela ciência junto dos jovens de uma forma lúdica. Pedro Russo, astrofísico de renome internacional, referiu na inauguração do espaço que “este projeto tenta trazer a ciência, a tecnologia e a inovação a uma zona do país que muitas vezes está afastada”.

O cientista, nascido no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, recordou que os jovens daquela região estão a mais de duas e três horas de centros de ciência o objetivo da Plataforma de Ciência Aberta é alterar esse paradigma “e tentar mostrar que o que se faz em ciência e tecnologia pode ser feito por esta região e isso é um ponto importante”. “Fazemo-lo em Barca d’Alva e não na sede de concelho porque o potencial turístico de uma plataforma como esta é bastante grande. Nós queremos aproveitar para mostrar aos turistas que chegam a este país que Portugal não é só paisagem, não é só gastronomia, não é só história, que é única neste momento, mas é também ciência, tecnologia e inovação que são motores da economia”, explicou o astrofísico.

Por sua vez o presidente da Câmara afirmou que ter um projeto ligado à ciência em Figueira de Castelo Rodrigo “é de facto inovador, é diferenciador e tem uma potencialidade enorme”. “Muitas pessoas pensariam que era uma loucura fazer um projeto desta natureza, numa terra tão distante, quase junto à fronteira. Pois estes projetos têm essa finalidade. Fazer projetos desta natureza em zonas quase rurais, fronteiriças e despovoadas porquê? Porque a ciência pode chegar a todos, aos mais jovens, aos mais idosos, pode chegar a todos aqueles que se interessarem e pode ser uma forma de viragem e de incentivo aos mais jovens para despertar para novas realidades ligadas à ciência. Espero sinceramente que este projeto tenha sucesso e que naturalmente seja uma revolução não só para Barca d’Alva, mas para todo o concelho”, defendeu Paulo Langrouva.

Uma revolução em Figueira de Castelo Rodrigo

O presidente da Câmara disse ainda estar convencido que a Plataforma de Ciência Aberta “vai ser uma revolução neste concelho” e fez votos para que “haja cada vez mais visitantes, cada vez mais pessoas interessadas em vir ver aquilo que foi feito de um antigo edifício que era uma escola, estava já na sua génese a educação, e que curiosamente vamos manter com a finalidade educativa”.

Presente na inauguração, o ministro da Economia elogiou o presidente da câmara de Figueira de Castelo Rodrigo ao referir que este projeto “mostra acima de tudo que o dinamismo e determinação de um presidente da câmara pode fazer a diferença”. “Fazer a diferença marcando espaços, levando-os à frente com determinação e criando novas razões, novas centralidades em espaços de baixa densidade, remotos, como muitas vezes dizem”, elogiou Manuel Caldeira Cabral.

Na expectativa de resultados, o governante acrescentou que a Plataforma de Ciência Aberta “está completamente dentro do que temos feito com o Turismo de Portugal, mas está também muito em linha com o que o governo está a fazer com a estrutura de missão para o desenvolvimento do interior”. “O que queremos é desenvolver, é criar polos de dinamismo e mostrar às pessoas que há um outro Portugal, um Portugal interessante e mostrar isso aos portugueses é um enorme ganho”, concluiu.

A Plataforma de Ciência Aberta está direcionada para os alunos das escolas mas também para a investigação internacional, através da associação a investigadores de renome internacional, como o próprio Pedro Russo, investigador mundial na área da astrofísica, que está ligado à Universidade de Leiden, na Holanda. A Plataforma de Ciência Aberta está inserida na rede internacional Open Science Centre e "pretende aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação à sociedade, nomeadamente em regiões fronteiriças e de baixa densidade populacional", segundo os promotores.

Na cerimónia de inauguração marcaram presença investigadores e personalidades vindos de França, da Itália, da Alemanha, do Reino Unido e da Holanda. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário