Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Internacional – Porta-contentores de quase 400 metros cruza novo canal do Panamá

CMA CGM Theodore Roosevelt tornou-se o maior navio a cruzar o Canal do Panamá ampliado

O porta-contentores com capacidade para 14855 TEU poupou mais de 21 mil toneladas de emissões de CO2 face a uma travessia pelo Cabo da Boa Esperança, diz a Autoridade do Canal do Panamá.

No passado dia 22 de Agosto, o porta-contentores Neopanamax CMA CGM Theodore Roosevelt, com capacidade para 14855 TEU, tornou-se o maior navio a cruzar o Canal do Panamá depois da sua expansão.

O navio mede 365,9 metros de comprimento, o equivalente a duas Grandes Pirâmides, quatro Big Bens ou oito Estátuas da Liberdade, medidas de ponta a ponta. Começou a viagem em Xangai, na China, e o seu percurso inclui escalas na Costa Leste dos Estados Unidos (Norfolk, Savannah e Charleston), além do porto de Nova Iorque e Nova Jersey.

Segundo a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), com esta travessia, o navio poupou 21561 toneladas de emissões de CO2 face à travessia pelo Cabo da Boa Esperança. Em comunicado, a ACP sublinhou ainda que o primeiro ano da utilização do Canal do Panamá ampliado significou uma redução de 17 milhões de toneladas em emissões de CO2, graças à diminuição da distância a percorrer pelos navios e ao aumento da capacidade de transporte que a infra-estrutura veio permitir. In “Jornal da Economia do Mar” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário