Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Moçambique - Portal de Emprego: Avanço inovador entre os que procuram e oferecem emprego

Os candidatos ao mercado de trabalho e os empregadores dispõem, desde quarta-feira, 9 de Agosto, de uma plataforma electrónica pública de procura e oferta de emprego, que surge como uma alternativa aos actuais procedimentos e práticas manuais e presenciais. Trata-se do Portal de Emprego, lançado pelo Instituto Nacional do Emprego (INEP) no âmbito da operacionalização da Política de Emprego, um instrumento concebido para harmonizar as abordagens sectoriais existentes e articular as medidas estratégicas de promoção de emprego. 

A cerimónia de lançamento, que teve lugar na cidade de Maputo, foi dirigida pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, para quem a plataforma constitui um avanço inovador na interacção entre os que procuram e oferecem emprego.

“O Portal de Emprego é uma ferramenta que leva os nossos serviços para mais próximo do cidadão¸ pois, onde quer que este esteja, pode obter informação sobre emprego em tempo útil”, considerou a ministra.

Na ocasião, Vitória Diogo instou os jovens e os empregadores a fazerem o uso do portal, respectivamente, nas suas buscas e ofertas de oportunidades de estágios profissionais e de emprego.

Para além de dados sobre candidatos e vagas de emprego, o portal dispõe de informações estatísticas sobre o emprego em Moçambique e de perfis de empresas previamente registadas.

A concepção e disponibilização do Portal de Emprego (que pode ser acedido através do http://www.mitess.gov.mz/portaldeempregofaz parte das reformas que têm sido implementadas na Administração do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que culminaram, por exemplo, com a criação do Instituto Nacional de Emprego.

Igualmente, a criação da plataforma enquadra-se nos esforços do Governo visando a melhoria da acessibilidade e da qualidade dos serviços prestados ao público, em particular nos centros de emprego. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário