Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 23 de setembro de 2017

Angola – Inauguração do memorial à batalha de Cuito Cuanavale

Luanda - Angola inaugurou na passada terça-feira, 19 de Setembro, o Memorial à Batalha de Cuito Cuanavale, no sul de Angola, como homenagem às forças angolanas e cubanas que derrotaram grupos armados apoiados pelo regime do apartheid sul-africano.

A obra, cuja primeira fase ocupa 3,5 hectares, tem forma de pirâmide que simboliza a resistência dos combatentes contra tropas da União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) que pretendiam derrotar o governo ou ao menos desmembrar o país com o apoio do regime de Pretoria.

Integram ademais o conjunto uma estátua de dois soldados que levantam a bandeira nacional, e dois espelhos de água que simbolizam os rios Cuito e Cuanavale.



Numa peça de vidro poderão depositar-se flores em honra aos que caíram.

Em outras fases edificar-se-ão um centro de conferências, uma biblioteca e um museu, no que será mostrado o equipamento militar empregado pelos protagonistas dos combates que duraram de 15 de novembro de 1987 a 23 de março de 1988.

Seguidamente construir-se-á uma vila turística com 120 apartamentos, uma piscina, dois restaurantes, centros comerciais. Também levantar-se-ão 12 residências para fins protocolares.

O fim da batalha obrigou ao então regime sul-africano assinar os acordos de paz em Nova Iorque em 1988 a quatro bandas: Angola, Cuba, África do Sul e os Estados Unidos.

Com esse acordo mudou a história na zona austral do continente ao conseguir-se a independência de Namíbia e ao começar a desmontagem do apartheid. In “Prensa Latina” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário