Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 16 de setembro de 2017

Catalunha – Deputados dinamarqueses contra repressão do governo espanhol

Demolidora carta de deputados de sete partidos dinamarqueses contra a repressão do governo espanhol. Exigem um diálogo para resolver a questão catalã e criticam a escassa divisão de poderes e as ameaças do Estado espanhol



Dezessete membros do parlamento dinamarquês de diferentes grupos políticos (dois ex-ministros) escreveram uma carta arrasadora contra a repressão do governo espanhol. Reclamam ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, que faça um "papel construtivo" e que dialogue imediatamente com as autoridades catalãs. A carta foi enviada ao Congresso espanhol, ao Governo espanhol, ao Parlamento da Catalunha, à Generalitat e ao Parlamento e ao Governo da Dinamarca.

Registaram esta semana, novamente, mais de um milhão de cidadãos percorreram as ruas da Catalunha, de uma forma pacífica, exigindo um referendo.

Os parlamentares expressam a sua "profunda preocupação" com a situação na Catalunha e afirmam que chegou-se a um momento crítico. Advertem o estado espanhol que as "ações repressivas" dos últimos dias e as "ameaças crescentes" para funcionários públicos, deputados, autarcas, meios de comunicação, empresas e cidadãos não serão a solução para o problema político.

"As ameaças e as acções judiciais não são a solução", afirmam os deputados. Que sejam políticos e não juízes nem forças policiais, como em qualquer país democrático da Europa. Além disso, explicam que sentem-se desconcertados e preocupados com a aparente falta de habilidades políticas para abordar a questão catalã.

"O acordo e a boa cooperação serão a única solução possível", sentenciam. Deputados do Parlamento da Dinamarca

Tradução e adaptação – “Baía da Lusofonia”


Sem comentários:

Enviar um comentário