Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Galiza - VMS Automotive projecta a moto do futuro

A empresa Vigo desenvolve um protótipo eléctrico inovador que espera colocar no mercado em 2019



A longa história de muitas empresas do sector automóvel na área de Vigo é o ponto de partida de VMS Automotive, um projecto empresarial com apenas um ano de vida, mas que pretende posicionar-se no mercado em 2019 com uma mota eléctrica que pode quebrar os modelos no sector pela sua tecnologia avançada. O papel da I & D, que se está realizando em colaboração com o Centro Tecnológico de Automoción da Galícia (CTAG) e diversas empresas de engenharia, é a chave no desenvolvimento de um produto que tem boas possibilidades de sucesso num mercado global que reclama cada vez mais soluções ecológicas para a mobilidade.

Pablo Campos, diretor-geral da VMS Automotive, explica que o projecto surgiu como spin-out do grupo Marsan, com mais de 60 anos de experiência industrial em Vigo. Em 2016, decidiu apostar numa empresa independente do grupo que é aquela que agora leva a iniciativa à frente.

A moto que está sendo desenvolvida tem como particularidade o design de um sistema de balanço e inclinação muito avançado, que permitirá ter um veículo muito seguro. É uma mota de três rodas que apresentará motores individuais em cada uma das rodas traseiras. "Temos uma patente para este sistema. Hoje em dia, existem poucos modelos de motas eléctricas e a nossa expectativa é começar a apresentarmos nos mercados espanhol e francês, que se expandirão para a Europa Ocidental, os países nórdicos e os Estados Unidos ", diz Campos.

O modelo VMS Automotive estará localizado numa gama de mercado intermediário e a ideia é oferecer ao potencial cliente uma nova experiência de condução, que inclui a possibilidade de voltar atrás, algo incomum numa mota. Além disso, compromete-se a ser um veículo com zero emissões e com condições de segurança muito avançadas. É, em suma, um movimento para um conceito de mobilidade mais flexível e eficiente que gradualmente está tentando impor-se nas principais cidades do mundo. A moto será o primeiro veículo que irá ser desenvolvido pela empresa, que pretende lançar outros produtos mais tarde.

Campos considera que a Galiza é uma das melhores regiões do mundo a desenvolver um projeto relacionado à mobilidade do futuro. "É dito que a indústria automotiva mudará mais nos próximos cinco anos que nos 50 anos anteriores", explicou, "e temos um ecossistema maduro que já experimentou várias crises. Além disso, temos o apoio do CTAG, CEAGA e da Junta da Galiza, que está apoiando projectos inovadores como este".

O diretor geral da VMS Automotive também ressalta que a localização da empresa no ambiente de Vigo será muito importante para a logística, com uma plataforma como o porto de Vigo, que já é um ponto de partida para abastecer o mercado francês. "A França pode ser um país muito importante para o projecto, já que actualmente é o primeiro mercado em scooters de três rodas", diz Campos. As instalações da empresa estão actualmente em Porto do Molle, mas estão procurando uma nova localização na área de Vigo.

O VMS foi desenvolvido dentro da iniciativa Business Factory Auto (BFA), promovido pela Junta, Ceaga, PSA e Consórcio Zona Franca. O objectivo é a aceleração e consolidação de projectos automotivos especializados e a sua transformação em empresas inovadoras, viáveis ​​e escaláveis ​​que atraem e retêm talentos. J Luiz Estévez – Galiza in “GCiencia”

Sem comentários:

Enviar um comentário