Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Cabo Verde - Porto Novo: Água dessalinizada com certificados internacionais de qualidade

Porto Novo – A água dessalinizada consumida no Porto Novo recebeu, nos últimos três anos, dois certificados internacionais de controlo de qualidade, afigurando-se este município como sendo o primeiro no arquipélago a receber a certificação internacional pela qualidade de água produzida.

A APN recebeu, pela primeira vez, em 2014, a certificação HACCP (Análise dos Riscos e controlo dos pontos Críticos) na produção de água potável, destinada ao fornecimento público, tendo sido, agora em finais de 2017, novamente galardoada com um segundo certificado internacional, desta feita pelo modelo adoptado na gestão de qualidade da água.

A certificação é feita por várias agências intergovernamentais, das quais Cabo Verde é membro, como CODEX Alimentarius, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas dos Alimentos (ICMSF), a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A APN dispõe ainda do tele-controlo do processo de produção de água.

Segundo um documento da APN, a que a Inforpress teve acesso, a empresa garante que fornece, há dez anos, água potável aos porto-novenses “com total garantia sanitária para um consumo sem riscos e restrições”.

“A aplicação de processos seguros de produção e tratamento de potabilização inovadores, aliado a um controlo eficaz e contínuo, garante qualidade à água dessalinizada no Porto Novo”, refere a APN, que procede à dessalinização da água do mar, através do processo “osmose inversa”.

A unidade de dessalinização, instalada em Dezembro de 2007, conseguiu, nesses dez anos, disponibilizar mais de dois milhões de metros cúbicos de água potável aos consumidores.

Trata-se de uma água de “excelente qualidade” mas a mais cara do país, segundo as autoridades municipais.

A Agência de Regulação Económica (ARE) já anunciou, para os princípios de 2018, a redução das tarifas, que esta própria entidade de regulação considera “elevadas”. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário