Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Macau – Cooperação para a formação de quadros bilingues

Alexis Tam reforçou a ideia de que a formação de quadros bilingues continua a ser uma das missões mais importantes da sua tutela, salientando os frutos do recente encontro com a Secretária de Estado do Turismo de Portugal. Embora sem avançar medidas concretas, o Secretário prometeu mesmo um avanço significativo na área



A formação de bilingues “é uma das minhas missões mais importantes”, destacou o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura. Embora tenha reconhecido que “a promoção e divulgação não é assim tão acelerada”, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura sublinhou que “através de vários líderes vemos que Macau pode desempenhar um papel de formação de talentos bilingues”.

Para que haja progresso neste âmbito, este ano foi lançado em duas escolas oficiais (Luso-Chinesa da Flora e Escola Zheng Guanying) um projecto-piloto de ensino bilingue. Ao mesmo tempo, outras escolas têm também a disciplina de Português.

De qualquer modo, “na área da tradução temos muita falta de formar quadros”, assumiu o governante.

Recordando a recente reunião com a Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Alexis Tam frisou a necessidade de “continuar a cooperar”, com o Executivo de Lisboa. “Podemos enviar 200 estudantes universitários para estagiar em Portugal (…) Além da China, nenhum outro país nos pode oferecer 200 vagas, por isso, vemos que temos um grande apoio e, no futuro, desde que haja alunos com interesse em frequentar cursos em Portugal, estamos disponíveis a dar apoio”.

Com todas estas políticas em mente, Alexis Tam assegurou que “o ensino bilingue vai dar um grande passo”, embora não tenha referido prazos nem outras medidas em concreto.

Ainda no âmbito da educação e formação, o Secretário abordou a questão do ensino especial depois de alguns deputados terem feito intervenções questionando o apoio a crianças com necessidades educativas especiais. “Actualmente temos 77 escolas, 49 têm ensino integrado, mais quatro do que no ano passado”, explicou Alexis Tam. Ao mesmo tempo, o Secretário falou com associações ligadas às escolas para que apoiem esses serviços.

Mas será preciso abrir uma licenciatura para formar professores de ensino especial? O governante diz que é preciso ponderar. “Todas as pessoas que frequentam cursos de educação têm uma disciplina dedicada ao ensino especial. Os reitores podem ponderar se há essa necessidade [de abrir um curso]”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário