Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Macau – Exposição “Narrativa de Macau”

“Narrativa de Macau”. É assim que se chama a exposição de trabalhos de ilustração de Iu-Pui Chan, que se encontram patentes na galeria de arte da Torre de Macau até 31 de Março de 2018. Os visitantes poderão ver os trabalhos daquele que é o maior representante da banda-desenhada local, com mais de 40 anos de experiência a desenhar a cidade e a sua vida.



Nascido em Macau, Iu-Pui Chan viu as suas obras serem publicadas em jornais de Macau e Hong Kong ao longo dos anos, pelo que para muitas pessoas o seu trabalho tem contornos nostálgicos, segundo o Instituto Cultural.

Da sua longa carreira, foram seleccionadas 40 obras de banda-desenhada em aguarela, as mais recentes, colocando em destaque a cidade antiga e o entendimento profundo do artista relativamente à sua dinâmica. Para além disso, a sua capacidade técnica é notória.



A exposição cria no público a sensação de estar a ver uma história a ser contada através das ilustrações, numa viagem visual ao passado. Aliás, o desejo e paixão do artista passa por desenhar cenas vivas, registando o movimento, correria e agitação das ruas e becos, onde a vida ainda decorre num tom mais antigo e tradicional.

Iu-Pui Chan foi convidado em 2011 para criar uma obra original, um mural para o Bazar do Cunha, tendo sido ainda lançado um jogo de xadrez com o mesmo nome “Macau Tasty Chess”. Em 2012, os seus trabalhos também estiveram expostos na exposição conjunta “MC Biennale” organizada pela “Macau Creations”.



Esta exposição é organizada pela Associação de Indústrias Criativas e Culturais de Macau com co-organização da “Macau Creations” e “ARTiculate”. A primeira associação é responsável por várias exposições ao longo do ano que atestam o trabalho de artistas locais. A mostra de Iu-Pui Chan é a primeira deste ano. Liane Ferreira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário