Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Nova Zelândia – A triste história do “Nigel” o ganso-patola

Conhecido como Nigel "sem amigos", este ganso-patola da Nova Zelândia teve uma vida um tanto ou quanto trágica, tendo vivido cinco anos na ilha de Mana rodeado de aves de cimento. Quando finalmente chegaram à ilha espécimes com os quais podia conviver, retraiu-se e acabou por falecer, tão sozinho como sempre viveu



Conta o The Guardian que Nigel foi o primeiro ganso-patola em 40 anos a aterrar na ilha de Mana. Chegou em 2013 sozinho e assim se manteve, gozando apenas da companhia de réplicas de cimento, ali colocadas na expectativa de atrair aves de volta à ilha para, eventualmente, se formar uma nova colónia.

A morte de Nigel foi noticiada pelo britânico The Guardian esta sexta-feira, 2 de fevereiro, apenas semanas depois de três outros gansos-patola terem chegado à ilha. Os responsáveis de conservação tinham a expectativa que Nigel interagisse com os novos amigos de penas reais, mas isso nunca aconteceu.

Chris Bell, do Departamento de Conservação, encontrou o corpo de Nigel junto dos seus amigos de cimento, conta o jornal.

As réplicas de cimento de gansos-patola emitiam sons para atrair estas mesmas aves, e fazem parte de um plano de conservação que visa criar neste local uma colónia destes animais.

"O Nigel era muito fiel à colónia. Acredito que terá tido uma existência muito frustrante. Quer se tenha sentido solitário ou não, o facto é que nunca recebeu nada de volta, e isso deve ter sido uma experiência muito estranha, ele passou anos a cortejar [as aves de cimento]", conta Bell. Além de cortejar, Nigel chegou mesmo a construir um ninho para a parceira escolhida.

Quando três gansos-patola reais chegaram à ilha a esperança era que Nigel interagisse, mas este não se mostrou interessado, tendo as outras aves acabado por se fixar numa outra zona da ilha.

A nível de conservação, o facto de Nigel viver nesta ilha aumentava as hipóteses de mais aves se fixarem no local, o que, eventualmente, até acabou por acontecer, ainda que Nigel não tenha tirado partido disso.

O ganso-patola ou alcatraz é uma ave marinha que pode ser observada em toda a costa portuguesa, sendo que a melhor época para observação é nos picos da passagem migratória em outubro e março. In “Sapo24”- Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário