Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

São Tomé e Príncipe - Programa quadro de cooperação na defesa para o triénio 2018-2020 assinado com Portugal

São Tomé – São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram um programa quadro de cooperação para o triénio 2018-2020 e de um memorando de entendimento sobre a permanência, de um navio patrulha português nas águas do arquipélago, tendo os documentos sido rubricados na passada quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018, pelos ministros da Defesa de Portugal e da Defesa e Administração Interna são-tomense, José Azeredo Lopes e Arlindo Ramos, respectivamente.

Na presença do primeiro-ministro de São Tomé, Patrice Trovoada, os dois documentos foram rubricados a bordo do navio patrulha Zaire que já se encontra nas águas são-tomense em resposta a um pedido dos locais no âmbito do reforço das capacidades de fiscalização numa missão de capacitação operacional marítima da guarda costeira são-tomense.

O ministro da Defesa de Portugal, José Azeredo Lopes disse que os acordos vão contribuir, sobretudo, “para a coerência das políticas externas e de cooperação dos dois Estados com benefícios que se querem mútuos e partilhados”.

Acrescentou que o navio de guerra de Portugal procederá ainda a patrulha numa zona do globo com maior papel no comércio internacional, onde se concentra uma percentagem considerável da produção de petróleo e de hidrocarbonetos, revelando a necessidade de um maior rigor de proteção.

O ministro são-tomense da Defesa e da Administração Interna considerou a assinatura dos dois documentos como “um ato histórico na viragem da cooperação com Portugal no âmbito daquilo que é a componente defesa a nível da segurança marítima e das forças armadas”.

Além de 36 efetivos da marinha portuguesa, a tripulação do Zaire conta ainda com elementos das Forças Armadas de São Tomé que poderão participar em missões de paz e humanitárias a serem equacionadas por ambos os Países. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário