Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de março de 2018

Cabo Verde - Equipa da Uni-CV participa em projecto de investigação sobre Geomedicina em parceria com Universidade de Aveiro



Cidade da Praia – Os investigadores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) participam num projecto de investigação sobre Geomedicina em parceria com a Universidade de Aveiro (UA – Portugal) cujo arranque de missão iniciou este domingo, 18.

A missão que tem como objectivo um estudo investigativo sobre o tema “Exposição ambiental a produtos tóxicos pode ser um factor promotor de doenças neuro degenerativas como a doença de Alzheimer?” que está a ser desenvolvido em Cabo Verde, segundo informa a Uni-CV, pretende investigar as possíveis relações entre bio marcadores humanos e o desempenho cognitivo dos indivíduos.

“A realização do projecto em Cabo Verde vai ser muito importante, pois, temos ilhas com maior potencial de exposição, como a ilha de Santiago, mas também temos outras em que não há fontes de poluição conhecidas, como a ilha do Maio, por exemplo”, refere Marina Cabral Pinto, investigadora da UA, num comunicado da Uni-CV.

De acordo com a investigadora da UA, é muito interessante verificar se há ou não diferenças no desempenho cognitivo dos idosos em ambientes tão diferentes.

“Acreditamos que uma nova plataforma de dados que combine dados geoquímicos, epidemiológicos, sociológicos e neuropsicológicos possa melhorar a nossa compreensão da relação entre a exposição ambiental e os fatores promotores do declínio cognitivo”, observa.

Este estudo pioneiro foi desenvolvido em Portugal por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro, do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, do Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico.

Apesar do vasto investimento científico e dos muitos progressos conseguidos pela comunidade científica, a demência continua sem ter um tratamento curativo e as causas deste declínio cognitivo não são totalmente conhecidas.

O projecto é financiado pelo DRIIHM-Labex, French programme “Investissements d’Avenir”. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário