Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 2 de março de 2018

Guiné-Bissau – Procura em Portugal apoio no combate à sida

Bissau – O Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta contra a Sida (SNLS), encontra-se em Portugal em contactos com as autoridades públicas e privadas lusas ligadas ao combate ao sida para o estabelecimento de novas parcerias.

Segundo um comunicado enviado à ANG, Califa Soares Cassamá reuniu-se no início desta semana com os responsáveis da Liga Portuguesa contra a Sida, uma Organização Não Governamental para o desenvolvimento criada em 1990, uma das mais antigas de Portugal a lidar com este flagelo e que desenvolve projectos em Cabo Verde e Moçambique e Associação Positivo “Viver Com HIV, liderado por um seropositivo.

A pedido do Secretário Executivo do SNLS da Guiné-Bissau, as duas instituições portuguesas prometem ajudar na concepção e desenvolvimento de projectos no país, em parceria com as Organizações Não Governamentais guineense que actuam no sector, a semelhança do que a Liga desenvolve em Cabo Verde e Moçambique.

Um outro aspecto debatido nos encontros entre o Secretário Executivo do SNLS, a Liga Portuguesa contra a Sida e Associação Positivo, tem a ver com o reforço de capacidades das organizações congéneres guineense, nomeadamente a Renarp, a Associação Guineense de Marketing Social (AGMS), Cêus e Terra, entre outras.

No termo de uma reunião mantida esta quinta-feira com a Direcção –geral da Saúde de Portugal Cassamá recebeu a promessa de retoma de colaboração e apoios desta instituição portuguesa para a luta contra a Sida na Guiné-Bissau, nomeadamente para a formação e produção de materiais para comunicação e sensibilização.

O Secretário Executivo do SNLS deverá ainda reunir com a Associação ASPAS, Médicos do Mundo, para além de efectuar visitas a outras instituições parceiras. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário