Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 15 de março de 2018

Macau - “Um Centro, Uma Plataforma”

Criada aliança para formação de bilingues



O aumento da cooperação entre instituições de ensino superior na formação de quadros bilingues traduz-se desta vez na criação de uma Aliança

A formação de quadros bilingues continua a marcar a agenda das instituições de ensino superior de Macau. Criado em 2014, o “Grupo de Trabalho sobre Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa” foi agora actualizado para uma Aliança, indicou o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES).

Se antes havia a troca periódica de opiniões e experiências sobre a formação de quadros qualificados pelas seis instituições de ensino superior, passa a haver um reforço da cooperação e integração de recursos, sublinhou o GAES.

O protocolo de cooperação estabelece a promoção de vertentes como a formação de docentes das línguas chinesa e portuguesa, pesquisa e investigação no ensino do português, formação de quadros qualificados bilingues no sector do turismo, ensino conjunto pelas várias instituições, bem como projectos e acordos de cooperação específicos.

Esta iniciativa visa reforçar o papel de Macau como plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e a estratégia de desenvolvimento de Macau como um “Um Centro, Uma Plataforma”.

A cerimónia de assinatura do protocolo da aliança deu-se ontem, organizada pelo GAES juntamente com a Universidade de Macau (UM), Universidade de Ciência e Tecnologia (UCTM), Universidade da Cidade de Macau (UCM) e Universidade de São José (USJ). Sou Chio Fai, coordenador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, Ming-shuan Ni, vice-reitor dos assuntos académicos da UM, Lei Heong Iok, presidente do Instituto Politécnico de Macau, Liu Liang, reitor da UCTM, Shu Guang Zhang, reitor da UCM e Peter Stilwell, reitor da USJ, estiveram presentes na cerimónia. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário