Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de março de 2018

Portugal – Navios da marinha portuguesa chegaram a Cabo Verde

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral e o reabastecedor de esquadra NRP Bérrio estão a realizar, entre o dia 05 e o dia 16 de março, uma missão na República de Cabo Verde em apoio à Cooperação Técnico-Militar nacional através da partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas cabo-verdianas, e em particular com a sua Guarda Costeira com quem serão realizadas ações de patrulha e fiscalização conjuntas nas águas de jurisdição deste país, à luz dos acordos estabelecidos entre os dois Estados.

Nesse âmbito, a fragata Álvares Cabral estará atracada no porto da Praia, de 05 a 08 de março, e no porto do Mindelo, de 14 a 16 de março, enquanto o NRP Bérrio estará no porto de Mindelo, de 06 a 12 de março. Durante as vistas dos dois navios portugueses à Republica de Cabo Verde, serão realizadas diversas atividades de cooperação com as Forças Armadas e a Guarda Costeira de Cabo Verde, entre as quais se destacam ações de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.



De igual modo, na vertente da ação social, serão levadas a cabo várias ações de cariz social promovidas pela Marinha Portuguesa e por diversas associações, entre as quais se destacam a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID), a qual disponibilizou vários bens hospitalares, de construção e cariz social para ao Município da Praia.

Importa referir o transporte e entrega de livros por parte da fragata Álvares Cabral a bibliotecas locais, cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo instituto Camões, à sua congénere local, pela Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova ao centro cultural português na Cidade da Praia, e ainda pelo Agrupamento escolar João Villaret, o qual faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e que angariou livros com o objetivo de enriquecer a biblioteca escolar da Escola SOS Praia.

A visita de ambos os navios portugueses a Cabo Verde, insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto que tem como principal objetivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar. In “Marinha Portuguesa” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário