Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Angola - O professor licenciado em Matemática que se qualificou para o Mundial de Futebol de 2018

O árbitro assistente angolano Jerson Emiliano dos Santos, que também é professor de Matemática, área na qual se licenciou, foi convocado pela FIFA para integrar a equipa de arbitragem do Mundial de Futebol 2018, que decorre entre 14 de Junho e 15 de Julho na Rússia. A indicação consolida o seu estatuto internacional.



Natural do Lubango, Jerson Emiliano dos Santos está, aos 34 anos, no lote de convocados da FIFA para apitar os jogos do Campeonato do Mundo de Futebol da Rússia.

O angolano é um dos 10 assistentes africanos que integram a equipa de arbitragem Mundial, composta por um total de 36 árbitros principais (seis africanos) e 63 auxiliares.

A indicação de Jerson Emiliano, anunciada na passada quinta-feira, 29, pela FIFA , consolida o seu estatuto internacional, já evidenciado pelas presenças na final da Liga dos Campeões africanos de 2015, na final da Taça Cosafa de 2016, e, também em 2016, na final do Campeonato Mundial de Clubes.

O árbitro assistente também participou nas edições do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013, 2015 e 2017, tendo, nesta última, integrado o quarteto de árbitros que apitou a final entre Camarões e Egipto, desempenho que lhe valeu o título de melhor auxiliar da prova.

A par da crescente projecção desportiva, Jerson Emiliano destaca-se no mundo académico, sendo professor de Matemática, área na qual se licenciou pelo ISCED da Huíla, província onde ainda reside e dá aulas.

"A actividade docente é realizada durante a semana (de segunda a sexta-feira). Dou aulas no período da tarde, o que permite que eu tenha o período da manhã livre. Os jogos normalmente são realizados no final de semana, posso viajar numa sexta-feira à noite, apitar no sábado e regressar no domingo", contou o árbitro, numa entrevista publicada este ano no Caderno de Fim-de-Semana do Jornal de Angola.

À mesma publicação, Jerson Emiliano considerou que o seu percurso na arbitragem "é um orgulho, mas também uma responsabilidade".

"O orgulho é também para os huilanos e os angolanos no geral. Não é fácil atingir tão altos patamares no mundo dos desportos em África e no Mundo. Requer muito esforço", assinalou o árbitro e professor. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário