Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Cabo Verde - Organização satisfeita com a oitava edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Cidade da Praia – O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia manifestou a sua satisfação com a realização do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que, ao seu ver, contribuiu para projecção da cidade em termos da literatura.



Esta oitava edição, que vinha decorrendo desde quarta-feira, 19, na Cidade da Praia, sob o tema “A cidade e a literatura: conexões entre cidadania, criatividade e juventude”, terminou com os objectivos alcançados, segundo António Lopes da Silva.

Segundo o vereador, que falava à imprensa em jeito de balanço, o evento correu “de forma normal” e contou com a presença de todos os escritores lusófonos inscritos, com execepção do autor Nuno Rebocho, que devido a problemas de saúde, não foi possível participar no certame.

“Estamos satisfeitos e pensamos que o principal objectivo foi alcançado, que é colocar a Cidade da Praia no centro das atenções a nível da literatura, aspecto esse que irá marcar e ficará na história”, precisou, sublinhando que o evento contribuiu também para lançar as bases para uma maior projecção da capital do país em termos literários e de desenvolvimento.

Numa alusão ao tema principal do evento, “A cidade e a literatura: conexões entre cidadania, criatividade e juventude”, António Lopes da Silva disse que a escolha da temática contribuiu, também, para envolver pessoas de outras áreas em todo o processo.

“Hoje Praia é muito mais do que construções de ruas, de casas, são pessoas com vivência, uma história”, disse anunciando que a Cidade da Praia vai ter, brevemente, uma biblioteca municipal com o nome de Jaime de Figueiredo, o homenageado desta edição.

Promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em parceria com a Câmara Municipal da Praia, Academia de Letras, Uni-CV e Biblioteca Nacional, o encontro reuniu vários escritores da língua portuguesa e teve por objectivo a partilha, troca de experiências e a promoção da literatura dos países que falam o português.

A edição deste ano associou-se à celebração dos 160 anos da Cidade da Praia e homenageou um “grande homem da cultura” do país, Jaime de Figueiredo, que foi conservador da Biblioteca Municipal, ensaísta, crítico, dramaturgo e artista plástico.

Ao longo dessas edições, já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa – incluindo cinco prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritoras de diferentes gerações e tradições literárias. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário