Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Internacional - Barco produz combustível a partir da água do mar

O Energy Observer é equipado também com placas solares



Zarpou nesta quarta-feira (28) do porto de Marselha, na França, o Energy Observer, que se diz o primeiro barco ecologicamente autossustentável do mundo.

Ele partiu em uma viagem de seis anos, período em que passará por 50 países, fazendo escala em 101 portos, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para temas como energias renováveis e mobilidade.

A embarcação é capaz de produzir seu próprio hidrogênio de combustível a bordo, a partir da água do mar, sem emitir gases de efeito estufa ou partículas finas. O Energy Observer é equipado também com painéis solares.

O antigo barco de corrida — um catamarã construído em 1983 no Canadá— foi totalmente transformado em uma embarcação do futuro, impulsionado por propulsão elétrica graças à mistura de energias renováveis e ao sistema de produção de hidrogênio sem carbono.

A tripulação é composta por 30 pessoas, comandadas pelo capitão Victorien Erussard e pelo líder da expedição Jérôme Delafosse.

A rota do Energy Observer pode ser acompanhada em tempo real por esta ligação.

O projeto, que é desenvolvido desde 2013, foi patrocinado pela Accor Hotels, Thélem, Delanchy e Engie. In “Folha de São Paulo” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário